quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Órgão ameaça punir WhatsApp por compartilhar dados com Facebook

Da Exame:
O órgão de defesa da privacidade de dados da França pode penalizar o aplicativo de mensagens WhatsApp se a empresa não cumprir uma determinação para adequar o compartilhamento de dados com a controladora Facebook à lei de privacidade francesa.
A autoridade francesa de proteção de dados -Cnil- disse na segunda-feira que deu ao WhatsApp um prazo de um mês para que a empresa cumpra a determinação e tenha especial atenção com a obtenção do consentimento dos usuários. Caso o WhatsApp não cumpra o determinado, poderá sofrer sanções, disse o órgão.
O Cnil informou que o WhatsApp não tem base legal para compartilhar dados de usuários com o Facebook e violou sua obrigação de cooperar com a autoridade francesa.
O WhatsApp, comprado pelo Facebook em 2014, disse no ano passado que começaria a compartilhar dados de usuários com o grupo de mídia social em 2016, gerando alertas dos órgãos de segurança da privacidade europeus sobre receber consentimento apropriado.
Em outubro, os reguladores da privacidade da União Europeia criticaram o WhatsApp por não ter resolvido suas preocupações sobre o compartilhamento de dados de usuários pelo serviço de mensagens com o Facebook um ano depois de terem emitido o alerta.
O regulador francês disse que o WhatsApp não obteve o consentimento dos usuários para começar a compartilhar seus números de telefone com o Facebook para fins de “business intelligence”.
“A única maneira de recusar a transferência de dados para o objetivo de inteligência empresarial é desinstalar o aplicativo”, afirmou o Cnil em um comunicado.
O regulador aceitou a transferência de dados de usuários por razões de segurança, pois aparentemente é essencial para o funcionamento do aplicativo. Mas o órgão disse que o mesmo não se aplica para fins de inteligência empresarial.
“A privacidade é incrivelmente importante para o WhatsApp. É por isso que coletamos poucos dados e toda mensagem é criptografada”, disse uma porta-voz da WhatsApp.
Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário