terça-feira, 27 de março de 2018

Comunidade acadêmica da UnB protesta contra ameaça de demissões

No ano passado, a Universidade reduziu em 28% o contrato de limpeza. Com isso, a empresa terceirizada dispensou 132 funcionários – Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Aproximadamente 270 postos de trabalhos estariam em risco; Universidade de Brasília “vive um processo de asfixia orçamentária”, segundo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação UnB

Estudantes, trabalhadores terceirizados, servidores, além de professores da Universidade de Brasília (UnB), realizaram um protesto nesta segunda-feira (26) contra a ameaça de demissão de nada menos do que 270 funcionários do serviço de limpeza da instituição. O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SintFub) revela que a previsão de desligamento consta num processo que tramita na prefeitura da UnB, segundo informações do Brasil de Fato.

Integrante da coordenação da entidade, o dirigente Rogério Marzola destaca que a universidade “vive um processo de asfixia orçamentária desde a implantação do teto dos gastos públicos federais (Emenda Constitucional N° 95), aprovado em 2016”. No ano passado, a instituição sofreu um corte de 45% na verba que é utilizada, por exemplo, para despesas com água, energia elétrica e limpeza.
O contexto de restrição orçamentária já provocou outras demissões. No ano passado, a Universidade reduziu em 28% o contrato de limpeza. Com isso, a empresa terceirizada dispensou 132 funcionários.
Fonte: REVISTA FÓRUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário