terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Bolsas dos EUA têm forte queda após críticas de Trump ao Fed

Por Ponto de Vista
Os três principais índices de ações dos Estados Unidos terminaram em baixa de mais de 2%, em sessão abreviada antes do feriado de Natal, nessa segunda-feira (24). O mercado reagiu mal a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Federal Reserve (BC norte-americano) é o único problema da economia do país.
O Dow Jones Industrial Average caiu 2,91%, para 21.792 pontos, o S&P 500 perdeu 2,71%, para 2.351 pontos e o Nasdaq Composite recuou 2,21%, para 6.192 pontos.
O S&P 500 terminou em queda de 19,8% ante sua máxima de fechamento no dia 20 de setembro, pouco distante do limite de 20% usado tradicionalmente para definir a tendência de queda.
Há muito nervosismo no mercado, mas também na Casa Branca, em meio a críticas de Trump, que atribuiu a crise da economia do país ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
Para o presidente, o Fed “não tem tato com o mercado” e também não entende as “guerras comerciais” que seriam necessárias para o país seguir se desenvolvendo.
Segundo os analistas, há um grande temor entre os investidores de desaceleração da economia mundial. Eles também estão preocupados com a instabilidade política, já que o governo dos EUA vive hoje seu terceiro dia de paralisação parcial.
O descontrole é tão grande que o secretário dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, ligou para os executivos-chefes dos seis maiores bancos americanos, em uma tentativa de mostrar tranquilidade ao mercado. Pelos resultados de hoje, a medida mais provocou incertezas do que convenceu.
Investidores também lidaram com uma paralisação parcial do governo federal e notícias de que Trump discutiu reservadamente a possibilidade de demitir o chairman do Federal Reserve.
“As manchetes que estamos vendo hoje, ontem e durante o final de semana não são boas”, disse à Reuters Vinay Pande, chefe global de estratégias de negociação na UBS Global Wealth Management.
“O mercado está preocupado sobre o que está acontecendo em DC. Diante de uma grande correção do mercado parece que há desarranjo e falta de unidade, e as pessoas não estão falando com um voz, o que eu penso que é desanimador para qualquer um no mercado.”
Trump chegou a se fazer de vítima no Twitter, enviando uma série de mensagens nesta véspera de Natal.
“Estou sozinho (pobre de mim) na Casa Branca, esperando que os democratas voltem e façam um acordo para a segurança na fronteira, desesperadamente necessária. Se, em algum momento, os democratas não quiserem um acordo, isso custará ao nosso país muito mais dinheiro que o muro na fronteira. Que loucura!”, escreveu o presidente.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário