sábado, 19 de março de 2016

Eleitor que não fez cadastro biométrico deve se regularizar até o dia 04 de maio

Os eleitores de cidades onde já foi realizado recadastramento biométrico obrigatório que não compareceram ao posto de atendimento até o final do prazo tiveram seus títulos cancelados.

Para votar nas eleições de 2016, que elegerá prefeito e vereadores, é necessário regularizar a situação eleitoral até o dia 4 de maio, nas sedes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

o eleitor deve ir às unidades com documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência dos últimos três meses. Em Salvador, a unidade do Tribunal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Segundo o TRE, o objetivo da “revisão do eleitorado”, como é chamado o processo de convocação para realizar o cadastro biométrico, é “dar mais segurança à identificação pessoal no momento da votação”. São capturadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, assinatura e foto (com medidas da face) digitalizadas.

Ao fim, é emitido um novo título que, na maioria dos casos, permanece com o mesmo número da inscrição. Nos dias de eleição, o cidadão passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

Com o Blog do Kel



Nas próximas eleições, que serão realizadas no dia 2 de outubro, apenas 16,1% dos mais de 140 milhões de eleitores têm entre 16 e 24 anos de idade. É o que aponta um estudo divulgado recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Os jovens menores de idade, que não possuem a obrigatoriedade de votar, representam 1,1% de todo o eleitorado. Esta quantidade parece pequena, mas a atitude destes jovens é significativa. 

São jovens que acreditam que, com seu voto, podem mudar a realidade do país. Como esta será a primeira eleição, eles buscam fazer a diferença nas urnas e votar em prol dessa transformação. 

Prova disto é a pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular com 3.500 jovens do país que afirma que 92% acreditam na própria capacidade de mudar o mundo e 63% consideram que o Brasil não está no rumo certo. Ainda segundo a pesquisa, a segurança é o tema que mais preocupa os jovens, seguida por políticas públicas para a juventude e inflação.

C/ Nota 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário